**As muitas discussões e questões** em torno desta atualização da V2 trouxeram à luz mais claramente **coisas que já existiam na V1**;
***A predominância dos programadores**: desde o início da Ğ1, foram eles que escolheram as actualizações a fazer. Quando a V2 estiver em andamento, poderemos discutir um sistema de tomada de decisões em profundidade.
***O poder dos ferreiros**, que decidem se aceitam ou não as actualizações. Na V2, os ferreiros já não terão de decidir se aceitam ou não uma atualização; as actualizações serão feitas automaticamente, a não ser que se recusem (princípio da liberdade).
***A capacidade de trocar por outras moedas**: Toda a gente sempre foi livre de trocar ğ1 por outras moedas. As outras moedas são objectos aos quais cada um é livre de atribuir um valor. [Ver aqui um extrato em francês do MRT](https://forum.monnaie-libre.fr/t/g1-et-plateformes-de-change/29900/61)
***A implementação do Ğ1 nas plataformas de câmbio** não está mais planeada na V2 do que na V1. Mas, de qualquer forma, é impossível impedir que alguém crie essa possibilidade (é o mundo LIVRE). Se ainda não foi feito, é apenas porque ninguém o achou suficientemente interessante.
Mais explicações em francês no fórum: https://forum.monnaie-libre.fr/t/g1-et-plateformes-de-change/29900/78
<details>
<summary><b>Autor </b></summary>
[Maaltir](https://forum.monnaie-libre.fr/u/maaltir/summary) do Coletivo MàJ-V2, validado pelos devs [hugotrentesaux](https://duniter.org/team/hugotrentesaux/), [bgallois](https://duniter.org/team/bgallois/), [Moul](https://duniter.org/team/moul/), [Tuxmain](https://duniter.org/team/tuxmain/), [Vit](https://duniter.org/team/vit/)